OFICINAS

Vem Me Ver - Ano VII

O VEM ME VER é um evento gratuito e aberto a toda comunidade. As atividades do VEM ME VER estão organizadas em exposições, visitas guiada aos laboratórios, mesas-redondas e oficinas temáticas. Para participação nas mesas e oficinas é necessário realizar inscrição. As inscrições acontecerão nos dias do evento, 27 e 28 de novembro de 2019, conforme programação, devendo ser efetuadas pelo SGE (Sistema Gerenciador de Eventos UNEB). O primeiro acesso ao SGE requer um cadastro do indivíduo que irá ser identificado pelo CPF e e-mail. Feito o cadastro, as inscrições podem ser facilmente realizadas. Os certificados também serão gerados e disponibilizados no SGE. Reforçamos que o evento é gratuito, entretanto iremos apenas solicitar dos interessados em participar das oficinas que levem 1Kg de ração para cães/gatos ou 1 pacote de fraldas para uso adulto para doação a instituições que cuidam de animais e idosos. Para realizar sua INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI.

Oficina 1 - Estação do Brincar: da Matemática à Educação Financeira

Aborda conceitos da educação financeira e matemática a partir de vivências lúdicas com jogos - trilha, boliche, banco imobiliário e dominó - 2º e 3º Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com League of Legends - LOL - com ênfase à organização contábil no ambiente digital, para Ensino Médio.

Responsável: Maria Iraídes da Silva Barreto

Data: 27/11/2019 (14:00 - 17:00)

Local: Sala 03

Público Alvo: 3º e 4º Ano do ensino fundamental I e ensino médio (20 vagas)

Oficina 2 - Brinquedoteca: o brincar como direito 

”Garantia de espaços para as crianças que promovam o brincar como um direito. Jogos, brinquedos e brincadeira tradicionais e a cultura no semiárido baiano. Leitura literária como uma das vivências na Rotina da Brinquedoteca.“

Responsável: Maria Iraídes da Silva Barreto

Data: 27/11/2019 (14:00 - 17:00)

Local: Brinquedoteca

Público Alvo: 1º e 2º Ano do ensino fundamental (20 vagas)

Oficina 3 - Contando e montando as ABAYOMIS

"Contando e montando a Abayomi é uma oficina que te levará aos tempos da escravidão para conhecer a história da boneca. O nome dessas bonecas, Abayomi, significa "encontro precioso". Além de ser composta por retalhos de pano é feita de muita luta e resistência. Ao passo que vamos montando as Abayomis, descobriremos curiosidades que estão ocultos à sua origem e tradição, fabricando-as e conjuntamente nos conectamos com a história dos nossos afro-antepassados."

Responsáveis: Geovano Morgado da Silva,  Roselaine Moreira do Nascimento, Daiane Pinheiro de Souza Cardoso e Emanuela Pereira da Silva
Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Laboratório Didático 2

Público Alvo: Estudantes em geral (20 vagas)

Oficina 4 - A escola e o corpo LGBTQIA+: o que é preciso ser dito?

"Promover um debate sobre das dificuldades enfrentadas pela diversidade LGBTTQIA+ ao adentrar nos espaços educacionais, como a escola. Para além, iremos também refletir a respeito da produção dos estereótipos, e cultural circulação destes, por meio dos jargões populares, artes, música, televisão e cinema".

Responsáveis: Geovano Morgado da Silva, Roselaine Moreira do Nascimento, Daiane Pinheiro de Souza Cardoso, Deidiane Rodrigues da Silva e Viviane dos Santos Brás

Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Sala 09

Público Alvo: Maiores de 16 anos (20 vagas)

Oficina 5 - "Era Uma Vez..." a contação de histórias enquanto instrumento pedagógico

"Há registros de que contação de histórias é uma prática presente em todas as civilizações e é tão antiga quanto à humanidade. As histórias entram em nossas vidas mesmo antes do nosso nascimento e nos acompanham durante toda a nossa vida, quando nos contam, mesmo que de maneira involuntária, a história dos/as nossos/as antepassados/as ou algum fato ocorrido na comunidade. Nesse sentido, a oficina pretende transcorrer acerca da contação história enquanto instrumento pedagógico.

Responsáveis: Pedro Paulo Souza Rios e Maria Célia Sarmento Peixe da Silva

Data: 28/11/2019 (09:00 - 11:00)

Local: Auditório DEDC VII

Público Alvo: Crianças, adolescentes, estudantes de licenciaturas e professores da educação básica

Oficina 6 - Música: um instrumento de propagação do machismo 

”É de fundamental importância discutirmos sobre a questão de gênero, principalmente sobre o que se transmite através da indústria cultural, especificamente as músicas, onde percebemos que a mulher é colocada como objeto sexual e passiva aos homens, será discutido temas como as Violências de gênero, a propagação de violência contra as mulheres através das Músicas, que muitas das vezes passa despercebido, tais atividades terão como objetivo desenvolver a reflexão e o debate sobre a violência contra a mulher e os meios de combatê-la.“

Responsáveis: André Silva Chagas; Gabriela Gomes de Carvalho; Isabel Lima da Silva; Lanara Silva de Jesus e Railane Pereira Lima

Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Sala 03

Público Alvo: Adolescentes jovens entre 12 e 18 anos

Oficina 7 - Leitura e literatura em todo lugar: tertúlias e contação de histórias

”Por entendermos a importância da leitura e seu poder transformador, que possibilita aos sujeitos leitores ampliar seus horizontes, contribuindo para sua participação efetiva em uma sociedade que se complexifica cada vez mais, nos propomos a desenvolver esta oficina com os alunos e alunas do Ensino fundamental I, e adolescentes do Ensino Médio durante o VEM ME VER, ensejando promover um espaço de vivências de leitura literária. Esta oficina é uma ação de nosso projeto de extensão "Leitura e Literatura em todo lugar: descobrindo outros mundos e potencializando leitores" em execução no Campus VII."

Responsáveis: Rita de Cássia Oliveira Carneiro, Maria Iraídes e Viviane dos Santos Brás

Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Sala 11

Público Alvo: Crianças do Ensino Fundamental I e adolescentes (20 vagas)

Oficina 8 - Somando brincadeiras com aprendizagem e subtraindo as dificuldades: desmistificando a matemática através do lúdico 

”A matemática é de fundamental importância para a vida cotidiana das pessoas, por ser uma ferramenta imprescindível e decisiva que estimula o raciocínio do indivíduo, para os alunos essa disciplina é vista como algo difícil de ser compreendido. Partindo desse pressuposto, a oficina visa um aprimoramento de aprendizagem, aprofundando se nos assuntos matemático de dificuldade de assimilação, através de atividades prazerosas como simulações de situações do seu cotidiano, jogos lúdicos e brincadeiras.“

Responsáveis: Bruna Timóteo dos Santos, Josenilda da Silva Lopes, Gabriela Gomes de Carvalho, Graziela Aquino do Nascimento, Lindiane Duarte da Silva e Railane Pereira Lima

Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Sala 05

Público Alvo: Alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental I (20 vagas)

Oficina 9 - Estimulação do desenvolvimento infantil (Projeto Cria Feliz)

"Orientar sobre atividades simples que auxiliam no desenvolvimento de crianças; Contribuir no desenvolvimento físico, social, cognitivo de crianças; Fomentar a inclusão de crianças com atraso no desenvolvimento“

Responsáveis: Jenifen Miranda; Josenilde, Fernanda, Rubson e Raissa 
Data: 28/11/2019 (09:00 - 10:00)
Local: Sala 03
Público Alvo: Público geral (30 vagas)

Oficina 10 - Técnica Shantala

"Orientar sobre a realização da Técnica Shantala. A Massagem estimula o fortalecimento do vínculo por meio do toque, ajuda acalmar o bebê, auxilia no desenvolvimento psicomotor, na prevenção e no tratamento de problemas relacionados ao sistema gastrointestinal.“

Responsáveis: Silvana Piva, Raissa, Rubson, Fernanda e Josenilde 

Data: 28/11/2019 (10:00 - 11:00)

Local: Sala 03 

Público Alvo: Público geral (30 vagas)

Oficina 11 - Sexualidade e Saúde na Adolescência 

"Fornecer informações, além de promover discussão e reflexão sobre alguns aspectos envolvidos na saúde e sexualidade.“

Responsáveis: 

Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Sala 06

Público Alvo: Adolescentes e jovens (30 vagas)

Oficina 12 - Reciclando a Vida

”Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Lavoisier, 1777). Transformar o que seria lixo em artesanato é uma ótima alternativa para contribuir com a manutenção do habitat da nossa e das outras espécies de vida. A casa também é nossa!“

Responsáveis: Marta Maria Oliveira de Santana, Débora Cristina Gomes de Almeida, Carline Severo Andrade Cirilo e Francisnete Ferreira Lopes

Data: 27 e 28/11/2019 (14:00 - 17:00)

Local: Sala 04

Público Alvo: Público geral (20 vagas)
Os interessados devem providenciar garrafas de vidro, tesoura, retalhos de tecido, linha de costura e agulha.

Oficina 13: Iot e SmartHome: funcionamento e instalação de casas inteligentes

”Demonstrar o funcionamento e implantação de Smart Home: casa com praticamente todos os produtos (eletro)domésticos conectados à Internet e com possibilidade de serem acessados remotamente, controlados e configurados a partir de dispositivos com tecnologias de Internet das coisas ou IoT (Internet of Things) e tecnologias de Inteligência Artificial. Durante o curso, serão apresentados os conceitos que envolvem uma Smart Home e demonstrados o funcionamento e configuração de interruptores wifi para lâmpadas, eletrodomésticos, portão eletrônico, interfone e cortinas. Também, a configuração de dispositivos de integração com equipamentos multimídia tais como Google Home, Smart TV e ChromeCast.“

Responsável: Ricardo José Rocha Amorim

Data: 28/11/2019 (14:00 - 16:00)

Local: Laboratório de Informática

Público Alvo: Professores/as e estudantes (20 vagas)

Oficina 14: Criptografia e Matrizes

"Apresentar a criptografia de mensagens como uma das aplicações do conteúdo de matrizes, de modo que os estudantes aprendam a utilizar essa técnica de comunicação segura que está presente em diversos dispositivos do cotidiano."

Responsáveis: André Ricardo Lucas Vieira, Gevando Lopes Santos, Diego Souza de Sena, Giovany Santos Castro
Data: 28/11/2019 (09:00 - 11:00)
Local: LEPEM
Público Alvo: Estudantes de nível médio e superior, que tenham estudado o conteúdo de matrizes (16 vagas)

Oficina 15: Noções de LIBRAS para o ensino de Matemática

”Discutir o ensino de Matemática para a pessoa surda a partir dos documentos históricos e apresentar propostas que podem viabilizar o processo de ensino/aprendizagem a partir da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).“

Responsáveis: André Ricardo Lucas Vieira, José Antônio Simoes dos Santos, Joelma Queiroz de Oliveira, Erinaldo Ferreira do Nascimento

Data: 27/11/2019 (14:00 - 17:00)

Local: Laboratório de Informática

Público Alvo: Público geral (20 vagas)

Oficina 16: Iniciação ao Malabarismo

Responsáveis: Karina Andrea Faria, Israel Santana, Lua Rodrigues
Data: 28/11/2019 (09:30 - 11:30)
Local: Sala 09
Público Alvo: Crianças a partir dos 1o anos (12 vagas)

Oficina 17: Fotografia básica para iniciantes

"Apresentar para os participantes um breve histórico sobre a fotografia; mostrar técnicas básicas de fotografia; expor dicas para fotografar melhor utilizando smarthphone ou iPhone; e praticar as técnicas aprendidas, fotografando no DEDC VII da UNEB".

Responsáveis: Lorena Santiago Simas

Data: 27/11/2019 (14:00 - 18:00)

Local: Sala 05

Público Alvo: Público geral (20 vagas)

Oficina 18: Superando o racismo na escola

"Como pensar uma educação voltada para a superação das desigualdades produzidas nas relações étnico-raciais? A oficina nasce como uma proposta de trabalhar junto com professores/as da educação básica os desafios para implementação da Lei 10.639, assim como para o desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais.“

Responsáveis: Kelly Meneses Fernandes

Data: 28/11/2019 (08:00 - 11:00)

Local: Sala 05

Público Alvo: Professores/as da educação básica (20 vagas)

Oficina 19: Jogo de Xadrez para iniciantes

"Apresentar o xadrez enquanto dispositivo potencialmente lúdico que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico dos participantes. Nessa oficina serão abordados os aspectos históricos, a apresentação das peças e de seus movimentos".

Responsáveis: Américo Junior Nunes da Silva

Data: 27/11/2019 (14:00 - 17:00)

Local: LEPEM

Público Alvo: Alunos dos anos finais do ensino fundamental (16 vagas)


Oficina 20: A utilização das metodologias ativas no ensino de genética

"O uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) no ensino de biologia. A importância da confecção e uso de materiais didáticos de baixo custo e fácil acesso para auxiliar as aulas teóricas."

Responsáveis: Luana Rocha da Silva Santos e Mariana Santos de Jesus

Data: 28/11/2019 (08:00 - 11:00)

Local: Sala 06

Público Alvo: licenciandos e professores da educação básica (25 vagas)

© Vem Me Ver 2019. Todos os direitos reservados. Em caso de dúvidas, entre em contato vemmever2019@uneb.br 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora